- click fit
- Posts
- cardio leve ou intenso?
cardio leve ou intenso?
sem açúcar, plant forward, cardio e muito mais <3
get inspired
Disciplina é se apaixonar por fazer coisas difíceis todos os dias até que elas se tornem fáceis 😍.
duas verdades e uma mentira
Qual dessas não é uma alternativa ao açúcar que está ganhando corações por aí? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Minha criatividade foi longe para inventar essa impostora, mas mais longe do que a das marcas que estão efetivamente criando essas alternativas 🤯.
Lá nos anos 70, com o surgimento do conceito de má alimentação e a onda dos diet e light, o consumo de açúcar começou a ser desestimulado 👎. Na década seguinte, a "ditadura do não comer açúcar" trouxe uma onda do "bom açúcar", com alternativas como açúcar de frutas e açúcar orgânico 🌱. E foi nos anos 2000, guiado pelos ícones da extrema magreza, que o açúcar passou de herói da gastronomia para vilão da saúde 👿.
Bom, fato é que desde então o açúcar seguiu sendo alvo de demonização e a busca por alternativas melhores não parou.
Os adoçantes, na tentativa de manter a sensorialidade e prazer 😋 nos alimentos saudáveis (além de menos calorias), estão sendo uma das principais soluções. Porém, a busca por naturalidade, clean label e os desconfortos que eles causam em algumas pessoas estão fazendo as empresas quebrarem a cabeça 🤔.
Com isso, surgiu a tendência das alternativas naturais ao açúcar. Começando pelos syrups alternativos 🍯. A Emana Real Food é uma empresa que inovou ao fazer uma calda feita apenas com tâmaras 🍮. Já a Chacauhaa é uma marca que transforma o cacau em mel - e olha que interessante: para fazer 282g do mel, são usados 88 cacaus 🍫.

Caldo de tâmara da Emana Real Food; mel de cacau da Chacauhaa; e Moon Syrup da Moon Milk & Co.
E o setor tem várias oportunidades para inovação. A Regalle, além das caldas, desenvolveu agora a tâmara em pó 🍧 - como se fosse açúcar mesmo. E lá na Suíça, pesquisadores encontraram um método para diminuir o açúcar adicionado no chocolate 🍫: um gel doce feito a partir da casca do cacau em pó misturado com a polpa.
Por último, vamos falar da Moon Milk & co., que é uma das marcas de ingredientes alternativos que mais vem inovando nos produtos 🔬. Seu portfólio conta com duas alternativas ao açúcar: o Moon Syrup 🍯, que é um xarope sem polióis (carboidratos normalmente utilizados para substituir o açúcar, como xilitol, eritritol, maltitol…) feito a partir da fibra isolada de tapioca; e o Moon Sugar, um pó feito a partir da fibra de mandioca 🍠.
plantas em foco
from plant-based to plant-forward
Sabe aquela frase "você é o que você come"? Bom, parece que hoje em dia ela não está tendo um impacto tão positivo assim 🥵.
As pessoas costumam associar sua essência, personalidade e ideais com aquilo que comem, tornando a comida uma forma de "comprar seus valores" 🤝 – seja para a saúde ou para o planeta. No entanto, segundo a WGSN, a distância entre aquilo que as pessoas acham que deveriam comer e aquilo que realmente comem está contribuindo para criar uma relação ruim com os alimentos 😖, aumentando a probabilidade de sentimentos de culpa, desconforto e ansiedade.
Nos EUA, 72% dos membros da Geração Z dizem que o bem-estar animal 🐄 é levado em conta quando compram alimentos, mas apenas 5% dizem que isso afetou seus hábitos alimentares. Da mesma forma, 76% dizem que a sustentabilidade 🌎 é importante para eles quando fazem uma compra de alimentos, mas apenas 16% procuram ingredientes de origem sustentável.
Bom, o veganismo, como movimento, sempre contou com uma pressão - externa e interna - envolvida - e isso sempre afastou muitas pessoas. Mas, pelo o que tudo indica, essa mentalidade está mudando 💫.
Isso porque o mercado vem adotando uma postura de plant-forward 🪴: a premissa de colocar alimentos vegetais em primeiro lugar, sem que isso signifique sacrificar toda a sua dieta, dinheiro ou gostos pessoais.
Com isso, vemos gigantes do mercado se empenhando para, principalmente, tornar os produtos plant-based mais acessíveis 💸. A rede de supermercados alemã Lidl baixou os preços de seus produtos veganos para parear com os produtos de origem animal. Já a empresa americana Walmart, criou a marca Bettergoods focada em criar produtos saudáveis e de origem vegetal que sejam, primeiramente, acessíveis.
Imagem retirada de TrendWatching.
No Brasil, vemos a ascensão do flexitarianismo ⚖️: uma dieta que reduz, mas não exclui, o consumo de produtos de origem animal. E essa é a galera que realmente move o mercado vegano - 42% dos brasileiros que consomem produtos à base de plantas são flexitarianos, e apenas 4%, veganos 🌱. Por isso, as marcas hoje em dia focam cada vez mais em democratizar e criar alimentos "plant-based (e não "veganos" 🙊) para todos".
click fit decode
cardio leve vs intenso
É melhor fazer cardio leve ou pesado? 🏃♀️
Primeiramente, a gente teria que entender seu objetivo: emagrecimento (elevar o gasto calórico) ou performance (aumentar sua capacidade cardiorrespiratória)?
Se a gente pensar em gasto calórico 🚴♀️, isso vai variar conforme o volume ou intensidade do exercício. Ou seja, em 10 minutos de aeróbio, o gasto vai ser maior se você fizer mais pesado 🥵. Agora, na mesma intensidade, o gasto vai ser maior se você fizer por mais tempo ⏱️.
Isso quer dizer que, seja andando ou correndo, você vai gastar aproximadamente as mesmas calorias para completar 5 quilômetros 🏃♀️. Porém, andando você vai demorar bem mais tempo do que correndo. Moral da história: o cardio bom é aquele que você vai conseguir fazer mais, seja através de volume ou intensidade 😁.

Já pensando em aumentar sua capacidade cardiorrespiratória 🫀, aquilo que vai fazer com que você não fique mais tão ofegante e que consiga evoluir em intensidade e/ou distância, é o aeróbico pesado.
Claro, nosso corpo tem limitações e quem vai conseguir guiar suas estratégias para melhora da performance é o seu treinador 🫡. Mas pensando no básico para melhorar sua capacidade aeróbia, o cardio mais intenso seria mais interessante.
Resumindo: Se seu objetivo é o emagrecimento, você pode pensar nessas perguntas:
• Meu tempo é limitado ⏱️? Melhor fazer pesado.
• Tenho tempo, mas não gosto de fazer muito intenso 😖? Faz leve/moderado.
• Quero aumentar o gasto da distância que eu já percorro 🏃♀️? Aumenta a intensidade.
• Quero aumentar o gasto mas não aguento correr tanto 🧘♀️? Faz uma distância maior.
Já se quiser melhorar sua capacidade aeróbia 🫁, uma intensidade maior vai te ajudar mais.
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit e manda sua pergunta na próxima caixinha!
mais novidades por aí
🍃Cachorro grande entrando pro jogo! A Mãe terra vai lançar proteínas vegetais em pó e barrinhas de proteína no final do ano.
👟 O tênis do futuro. A marca suíça On lançou um tênis feito por meio de spray que promete melhorar a performance proporcionando ajuste e suporte adequados.

Tênis de impressão 3D LightSpray da On (the click club)
Olympics updates
🥋🥈 William Lima trouxe a medalha de prata no judô masculino até 66kg;
🛹🥉 Rayssa Fadinha Leal desbancou o Neymar com sua medalha de bronze no skate, sendo a atleta mais nova a medalhar em Olimpíadas diferentes;
🤼♀️🥉 Larissa Pimenta ficou com o bronze no judô feminino até 52kg;
Brasil segue em 14º lugar com três medalhas.
(atualizado em 28/07/2024)
make it healthy
by @nutri.beatrizpace
E nessa semana temos mais uma convidada mega especial 💫 pra trazer uma das suas receitas preferidas: Bia Pace.
Guacamole
🥑 2 avocados
🍅 2 tomates pequenos
🧅 1/2 cebola roxa
🫒 1 colher de sopa de azeite
🍋 1/2 limão
🧂sal e pimenta a gosto
Primeiro, amassa o avocado com um garfo até virar uma pasta. Depois, pica a cebola e os tomates em cubos e mistura na pasta de avocado, junto com os outros ingredientes. Aí é só se apaixonar 😍!
Dica: procure investir em snacks saudáveis para comer com a guacamole, como biscoitos de arroz e chips de batata doce, porque apesar de muito nutritivo o abacate é um alimento de alta densidade calórica!
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply