- click fit
- Posts
- porque os aniversários viraram treinões?
porque os aniversários viraram treinões?
carnes alternativas, treinões de aniversário, homens vs. mulheres no esporte e muito mais <3
get inspired
You’re exactly where you need to be - there's no need to compare yourself to others 😁.
duas verdades e uma mentira
Qual dessas alternativas para carne animal não está entre as perspectivas para serem a base da nossa alimentação nos próximos anos? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Estão chocadas? Eu também. Que o mercado vegano cresce em ritmo desenfreado há anos eu já sabia 🌱. Mas percebi recentemente, com a onda de inovações para substituir a carne animal, que esse mercado não é voltado para atender as necessidades dos veganos 🤔.
À medida que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas, precisamos abraçar inovações para garantir que possamos alimentar uma população crescente de maneira sustentável.
Na verdade, com uma população global prevista para alcançar quase 10 bilhões de pessoas até 2054 e uma crescente preocupação com a situação emergencial das mudanças climáticas ⛈️, a produção de carne animal já não se sustenta mais no estilo de vida da sociedade como atualmente 🍽️.

Extensão de carne da Maggi; hambúrguer de frango cultivado da Upside Foods; e geladeiras de produtos alternativos à carne animal da Fazenda Futuro.
Claro, a ascensão da dieta flexitariana tem um grande impacto no crescimento desse mercado 📈. Mas a questão central nessa substituição é o alto custo das carnes animais e a falta de capacidade para atender o consumo da - crescente - população mundial.
No futuro haverá uma falta de proteína no mundo e esses novos alimentos vão complementar a fonte de proteína atual. Não é excludente, é adicional.
No Brasil, por exemplo, temos 26% das pessoas consumindo carnes vegetais pelo menos uma vez por mês, sendo que 35% daqueles que reduziram o consumo de carne vermelha são motivados pelos preços altos 💸. Pensando nisso, a Nestlé lançou um "extensor de carne" à base de soja - entrando para o mercado de carnes misturadas, produtos vegetais para serem misturados às carnes animais (dobrando a quantidade por um custo acessível 😋).
As inovações
A carne cultivada em laboratório ou clean meat é uma das alternativas mais promissoras, recebendo muito investimento (até de gigantes como a JBS) para pesquisa há anos 🧫. Hoje em dia tem marcas que já comercializam esses produtos, como a Upside Foods e a Mosa Meat.
Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade de York, as carnes cultivadas em laboratório e as feitas a partir de insetos serão a base alimentar da humanidade até 2054.
Dentre os insetos, o grilo é o mais utilizado para produtos alimentícios, já que sua farinha pode ser utilizada para fazer produtos ricos em proteínas 🦗. No Brasil, por exemplo, um hambúrguer já foi desenvolvido por cientistas, mas produtos mais aceitos, como granola proteica, farinha e snack de grilo desidratado podem ser encontrados para compra, em marcas como a Hakkuna. Na gringa, você pode encontrar aperitivos, cookies e até proteína de grilo em pó na Chirps. E aí, provaria? 👀

Carnes à base de cogumelos da Eat Meati; proteína de grilo em pó da Chirps; e mini tacos com carne à base de cânhamo da Planet Based Foods.
Os cogumelos também têm bastante espaço no mercado de carnes alternativas - as micoproteínas 🍄. E a variedade de carnes é bem grande: frango, porco, carne desfiada, steak, hambúrguer, salsicha… Algumas das maiores marcas são a Eat Meati, a The Mushroom Meat Co., a Hooba e a Mush Foods.
Por último, temos o investimento na produção de carne a partir do cânhamo, uma variação da planta Cannabis sativa 🍁. Nessa inovação, a proposta é iniciar uma nova fase nas alternativas para carne animal: uma com menores listas de ingredientes, clean labels e densidade nutricional 🥗. Algumas pioneiras de hemp protein são a Planet Based Foods e a Signature Products.
treinões em foco
Por acaso, você já foi surpreendida ao ser convidada para um treinão de aniversário 🎉? Ou melhor, já pensou em trocar a sua famosa festinha de aniversário por algum esporte coletivo com as amigas? Bom, essa é mais uma da série geração Z mudando hábitos "do vinho para a água" 🚰…
A busca por experiências coletivas que reúnem as pessoas não é uma novidade. A geração Z, conhecida como a mais solitária das gerações, usa essas experiências como forma de combate à solidão e meio de alcançar o bem-estar 🧘♀️. A diferença é que, enquanto antigamente essas experiências estavam associadas a shows, festas e bebidas, hoje em dia a busca por entretenimento e conexão em comunidade está centrada na prática de atividades físicas 🚴♀️.

Mas o que rolou? Bom, o bem-estar e a conexão com a natureza nunca foram tão valorizados como no pós-pandemia 🍃. Além disso, a gente já está bem familiarizado com o comportamento da geração Z em direção à diminuição do consumo de bebidas alcoólicas (se estiver perdida, dá uma olhada na nossa news sobre a sober curious generation) e à chamada geração saúde 😷.
Para você ter uma ideia, 29% dos indivíduos da geração Z e millenials preferem ter um primeiro encontro em uma aula de fitness do que em um bar, segundo a WGSN 🤯.
Com a ansiedade por encontros presenciais e geração de conexões, o esporte tem sido uma das principais soluções para as interações sociais 🏃♀️, contribuindo para a previsão de crescimento do mercado esportivo de 9,13% ao ano até 2027 (chegando aos US$623 bilhões).
click fit decode
homens vs. mulheres no esporte: jogo limpo?
Eu sei que existe diferença na performance entre homens e mulheres, mas por quê?
Bom, vamos entender um pouco sobre as diferenças entre homens e mulheres no esporte 🤼♂️. Primeiramente, é importante dizer que há uma variação conforme a modalidade.
Mas vamos lá. Os homens, naturalmente, têm mais massa muscular 💪, enquanto as mulheres têm maior percentual de gordura corporal - graças às ações dos hormônios sexuais (testosterona e estrogênio). Além disso, o volume das fibras musculares nos homens é maior.
O que isso quer dizer? Os homens têm, portanto, maior potência e resistência muscular 🏋️ (ou seja, mais força e menos fadiga), além de maior capacidade do corpo de controlar sua própria temperatura (o que garante otimização do desempenho em ambientes quentes).
É interessante pensar que, apesar de os homens terem mais massa muscular, sua capacidade de hipertrofia não é maior do que a das mulheres - ambos possuem adaptações semelhantes para aumento da massa magra.
Além disso, diferenças cardiovasculares conferem aos homens um potencial maior de consumo de oxigênio durante o exercício intenso e maior capacidade de transporte do oxigênio, o que resulta em um desempenho aeróbico melhor 🏊♀️ - embora a capacidade de adaptação ao treinamento seja semelhante.
Mas, hoje em dia a gente sabe que o esporte vai muito além da genética: questões sociais e culturais também têm grande poder de influência no desempenho 🇧🇷. A histórica discrepância de investimento e incentivo ao esporte feminino é uma das principais razões para a falta de desenvolvimento e rendimento na categoria 💵. Acredite se quiser, as mulheres já foram até mesmo proibidas de exercer certas modalidades:
Art. 54. Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país.
Eu também vi um vídeo esses dias sobre preparação para maratona para quem trabalha e mora em cidades grandes do Brasil que exemplifica demais esse quesito social. Pensa comigo: você, mulher, não conseguiu treinar de manhã e precisa correr 30km depois do trabalho. As ruas já estão escuras e vazias e você não tem companhia 😳. Você vai? Certamente para um homem a decisão é bem mais fácil, né? 🧐 Enfim!
Resumindo: existem diferenças fisiológicas e hormonais que tornam os homens mais fortes, resistentes e com maior capacidade aeróbica 💪. Mas, além disso, outras questões sociais, culturais e históricas também afetam o rendimento feminino no esporte 🙍♀️.
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit e manda sua pergunta na próxima caixinha!
mais novidades por aí
🥐 Crunch it! Hoje tem lançamento na Bold: a Bold Crunch, uma barrinha com 15g de proteínas e muita crocância. Disponível nos sabores Cookies and Cream, Morango com Chantilly e Chocolate com Caramelo.
👩🍳 Em busca dos melhores… A tal da castanha divulgou os novos chefs do seu time de gastronomia, dentre eles Isabela Akkari, Laura do @vegcomcarinho e Monique Ferolla.
Olympics updates
As medalhas 🏅
🤸♀️ Nossas meninas trouxeram a medalha de bronze na final por equipes da ginástica artística;
🏃 Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na marcha atlética masculina, trazendo sua história e visibilidade para o esporte;
🤸♀️ Rebeca Andrade é nossa medalhista de prata na ginástica artística individual e no salto feminino, indo pra cima do pódio americano;
🥇 É ouro!!! Beatriz Souza brilha na sua estreia olímpica, colocando o Brasil no topo do pódio do judô +78kg.
🥋 País do judô? Equipe mista de judô conquista a medalha de bronze, completando o ciclo histórico da melhor Olimpíada da história do judô brasileiro;
🥊 No boxe feminino, Bia Ferreira trouxe a medalha de bronze na categoria até 60kg.
Brasil segue em 10º lugar com 10 medalhas.
Fazendo história
🏸 Juliana Viana é a primeira brasileira a conquistar uma vitória em torneio de badminton nas Olimpíadas;
🏄♂️ Gabriel Medina conseguiu a maior nota (9,90) da história dos Jogos Olímpicos no surfe;
🤸♀️ O time de ginástica artística ganhou a primeira medalha da história do Brasil na Categoria
🏊♀️ Beatriz Dizotti é a primeira mulher brasileira a nadar uma final olímpica dos 1500m;
🚴♂️ Miguel Hidalgo alcançou o melhor resultado do Brasil no triatlo, fechando em 1h44min27s;
🏃 Caio Bonfim, caminhando em um pace médio de 3'57, faz história conquistando a primeira medalha do Brasil na marcha atlética olímpica;
🏅 Rebeca Andrade é agora a maior medalhista do Brasil;
📏 Valdileia Martins igualou recorde brasileiro no salto em altura brasileiro em sua estreia olímpica e coloca o Brasil na final do salto em altura após 56 anos;
🏓 Hugo Calderano é o primeiro não asiático e não europeu a chegar na semifinal do tênis de mesa;
(atualizado em 04/08/2024)
make it healthy
Eu sei que tá frio, mas quem não gosta de um sorvetinho de sobremesa. Então bora make it healthy?
Eskibon fit
🍦 Iogurte
🍫 Chocolate da sua preferência
Basta congelar o iogurte em forminhas de gelo e depois cobrir com o chocolate derretido. E tá pronto o sorvetinho!!!
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply