- click fit
- Posts
- o TDAH dificulta a vida fit?
o TDAH dificulta a vida fit?
upcycling, guilty pleasures, tdah e muito mais <3
get inspired
Um passo pequeno também é um passo. 🏃♀️
duas verdades e uma mentira
Qual dessas opções não é um produto upcycled brasileiro? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
E aí? Encontrou a gringa? 🧐 Pois é, por mais que o upcycling ♻️ seja uma tendência mais consolidada no exterior, ela tá chegando no nosso Brasil 🇧🇷 com tudo! Mas calma, vamos voltar pro começo.
A sustentabilidade 🌍 é um tema muito presente nas preocupações dos consumidores, principalmente no que se refere ao mercado de alimentos e bebidas. Para além das embalagens recicláveis e da produção sustentável 🌱, vemos a popularização do upcycling como uma forma de combate ao desperdício de alimentos 🫗.
De acordo com o The World Counts, cerca de um terço do volume global anual de alimentos 🫘 - o suficiente para alimentar 3 bilhões de pessoas - é desperdiçado. Nos EUA, o desperdício alimentar tem a mesma pegada climática que toda a indústria de aviação do país 🛩️ (incluindo a militar).
Dessa forma, surge o upcycling ♻️: a conversão de subprodutos ou resíduos alimentares em novos produtos 🎁, transformando o que antes era considerado lixo em produtos rentáveis.
Na gringa, a gente encontra algumas versões desses produtos: chips de vegetais feitos com sobras da polpa de sucos prensados a frio 🥬, molhos feitos a partir de resíduos de tomate 🍅, snacks de cascas de frutas 🍓…. E o que chama atenção são os nomes e as embalagens, que trazem uma crítica em um tom fun e chamativo 👻.

Chips de vegetais da Pulp Pantry; snack de frutas da Climate Candy; molho de tomate da Matriark; e mix para cookies da Renewal Mill.
Já no Brasil, a gente vê essa tendência emergindo aos poucos. A Terramazônia Superfoods 🌳, por exemplo, é uma marca que usa resíduos como a casca do maracujá e o caroço do açaí 🫐 para fazer suplementos em pó.
E também temos marcas com discursos mais disruptivos e cool, como a Nude, com seu emblema "Faremos tudo com aveia até mudar o mundo", que vai lançar um cereal 🥣 feito com os resíduos dos seus leites de aveia; e o Mercado Diferente, com seu slogan "Não julgue pela casca", que vende frutas e verduras "fora do padrão" 🍑 (com formatos imperfeitos, machucados, etc) que seriam jogados no lixo 🗑️.
guilty pleasures em foco
Vocês também perceberam que as marcas de alimentos saudáveis 🥗 estão querendo cada vez menos ser associadas ao "saudável"? Parece que a possibilidade de algo ser saudável e ao mesmo gostoso 😋 nunca vai entrar nas nossas cabeças - é sempre: ou "saudável" ou "nem tão saudável, mas muito bom".
E isso é um comportamento global. Segundo relatório da WGSN, houve uma diminuição do interesse em alimentos saudáveis em 2023, principalmente influenciada por tendências como as comfort foods 🥞 (que já comentamos em outras edições), os guilty pleasures 🍩 e outros comportamentos que nos façam sentir um pouco melhor no meio desse mundo caótico 🫨 dividido entre crises econômicas, climáticas e sociais.
Visto isso, o mercado já está se movimentando. Apoiando-se na ideia de que o desejo 🤤 é o primeiro fator que leva uma pessoa a escolher algo para comer, as marcas estão se reposicionando para atender hábitos alimentares 🧁 pouco saudáveis dos consumidores.
Por aqui, muito marketing sendo usado para tornar os alimentos saudáveis mais atrativos: estratégias como o 👅 food porn (aquelas fotos e vídeos de comida que dão água na boca), o uso de apelos com foco no "a mesma delícia, mas sem culpa" 🙈, dentre outras.
Além disso, vemos cada vez mais inovações em sabor ✨, muitas vezes tentando se associar àquilo que os consumidores acham realmente 🍰 gostoso. E em grande parte dessas tentativas, as marcas se apoiam em collabs - mesmo que 🍫 fora do segmento saudável.
Quer exemplos?
🧋 Whey protein da Best Whey com a Toddy;
🐮 Barra de proteína da Mais Mu com a Paçoquita;
🍿 Pipocas da Pipó com a Nestlé, como Alpino e Galak;
🍯 Barrinhas da Nutrata sabor dulce de leche Havanna.
click fit decode
TDAH e vida fit
Existe relação entre TDAH e dificuldade de se manter fit? 🥵
Essa é difícil. Sim, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade 🫨 pode interferir em alguns aspectos da vida fit: pessoas que sofrem com esse transtorno apresentam um padrão persistente de desatenção e/ou impulsividade e ⚡️ hiperatividade.
E isso pode ter alguns impactos na alimentação. A hiperatividade pode ser expressa na forma de 🍬 consumo de petiscos de modo inconsciente durante a realização de outras tarefas, o que pode influenciar uma menor percepção do consumo - ou seja, a pessoa não percebe 🙈 que está comendo muito.
Além disso, a dificuldade de controlar comportamentos impulsivos pode levar a escolhas alimentares 🍕 pouco saudáveis, que promovam uma recompensa imediata. Essa preferência, associada a desorganização geral 🗂️ característica do TDAH, pode tornar muito difícil a adesão a um plano alimentar delimitado.

Em relação aos esportes, mesmo que a atividade física seja benéfica para pessoas com TDAH, as dificuldades experienciadas, como a dificuldade de manter o foco, a concentração e a motivação 💪, e o consequente menor desempenho podem desengaja-las 😞.
Inclusive, o bicampeão olímpico de natação 🏊♀️ James Guy já falou um pouco sobre as dificuldades e seu diagnóstico tardio de TDAH para a 🎙️ BBC News, e você pode conferir aqui.
Esportes coletivos 🤼♀️ tendem a ter mais estímulos (o que dificulta a atenção) e a promover um cenário mais favorável à irritabilidade 😡 e mudanças de humor. Por isso, esportes individuais praticados em grupo 🏃♀️➡️, como atletismo e natação, podem ser mais interessantes.
Resumindo: existe uma relação entre TDAH e a dificuldade 😥 em se engajar em dietas e esportes. Porém, essas dificuldades decorrem de características do transtorno que são mitigadas através do tratamento 💊 - usualmente com medicações específicas.
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit 🧘♀️ e manda sua pergunta na próxima caixinha!
mais novidades por aí
💍 Mais pocket que um relógio. Samsung lança anel inteligente que monitora dados de saúde, como respiração, movimentação, sono, calorias e até ciclo menstrual!;
🙋♀️ Who run the world? Pela primeira vez na história, temos mais atletas mulheres do que homens disputando pelo Brasil nos Jogos Olímpicos;
🍫 É barrinha que vocês queriam? A Eat Clean lançou dois novos sabores de barras de proteína: pistache e doce de leite;
🧃 More protein. NotCo reformulou seus shakes proteicos, não apenas mudando embalagens e sabores, mas aumentando o teor de proteínas e diminuindo o teor de carboidratos.
🍬 Sabores inusitados… A Mica Chocolates se juntou com a Push Matcha para lançar o bombom do mês, com pait fruit de morango e ganache de matcha.
make it healthy
by @tipsbyisis
Trouxemos uma convidada super especial 💫 pra trazer pra vocês uma das suas receitinhas preferidas: musa fit Isis Brusa.
Smoothie de Supercoffee do Smoov
🥛 150ml de leite vegetal
🍌 1 banana congelada
☕️ 1 scoop/dose de café
💪 1 scoop de whey de baunilha
🌰 1 tâmara
🤌 Canela a gosto
Ps: eu uso o leite de baunilha da Nude 🥛 e o Supercoffee Vanilla Latte ⚡️.
Bate tudo no liquidificador até pegar consistência e depois é só aproveitar 😋
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply