- click fit
- Posts
- a comida do futuro é "lab invented"
a comida do futuro é "lab invented"
alimentos em pó, mudanças climáticas, alongamento e muito mais <3
get inspired
Believe you can and you're halfway there.
duas verdades e uma mentira
Qual desses alimentos em pó não existe: |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Se você acorda e já manda pra dentro alguns pózinhos, talvez você goste dessa tendência 🥤. Isso porque esse formato está expandindo para além do mercado de suplementos!
As bebidas em pó, por exemplo, a gente já conhece: sucos, leites vegetais, café, chás, shots matinais, kombuchas… 🍶 Agora, você já viu macarrão, carne vegetal ou panquecas em pó? Pois é, na busca por nutrição prática nesse mundo onde ninguém tem tempo para nada, os pozinhos se tornam bem atrativos.
A Inédito Foods, por exemplo, é uma marca que vende pó para hambúrgueres, almôndegas, quibes e carne moída vegetal 🧆. Já a Foodz tem a proposta de oferecer refeições completas em pó para quem busca uma alimentação nutritiva 🧋, mas precisa da praticidade como aliada.
(Imagem: site da Foodz).
Ainda, na proposta de facilitar a vida de quem gosta de receitas, a Only Veggie e a My Dream entram com os pós de preparo. Enquanto a primeira oferece uma mistura para omelete vegano 🍳, a segunda possui misturas para o preparo de panquecas e pães proteicos, sem glúten e sem lactose 🥞!
Nessa mesma linha, os liofilizados também estão ganhando atenção. A liofilização é um processo que faz com que a água congelada vá direto do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido 🧊 - como se fosse uma desidratação, só que mais tecnológica. Esse modelo, assim como os pós, é super atrativo porque garante um tempo maior de conservação 💸, sem necessidade de refrigeração - e por isso pode estar sendo tão procurado.
A Solo Snacks é uma marca que investe na liofilização para a criação de snacks de frutas super nutritivos 🍎. Já a Lyovibes vai além, inovando não apenas em snacks salgados, como frango com batata doce 🍠, mas também em refeições completas liofilizadas, como cuscuz com ovo e feijoada 🍛.

(Imagem: site da Lyovibes).
mudanças climáticas em foco
Nessa onda muito triste de queimadas por todo o Brasil, já pararam para pensar em como as mudanças climáticas impactam na nossa alimentação? 🌤️
Bom, além da crise econômica 💵, os eventos climáticos extremos que estão atingindo o Brasil nos últimos anos são motivos do maior custo dos alimentos, desde desastres naturais 🍂, até desmatamentos recorde da Amazônia e do Cerrado, pandemia da Covid-19, guerra na Ucrânia, peste suína africana, doença da vaca louca… 😷 Sabemos que a agricultura funciona por meio de ciclos e de cadeias de produtividade e, caso haja desequilíbrios em alguma etapa, seja na irrigação, na polinização, na colheita, nas condições do solo e/ou na presença ou ausência de organismos, a safra pode ser prejudicada 🥀.
De acordo com o relatório de 2021 do Painel Intergovernamental sobre o Clima (IPCC) da ONU, a produção de alimentos brasileira será menor, principalmente em função da maior frequência dos eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e incêndios 🔥.
Bom, sabemos que o sistema alimentar atual já não é capaz de alimentar toda a população global 🍽️, não garante plenamente a segurança dos alimentos, facilita a transmissão de doenças, demanda recursos naturais como nunca e é o setor econômico que mais emite gases do efeito estufa na atmosfera 💨. Mesmo assim, a transição energética sempre foi o foco do debate sobre as mudanças climáticas 🤔.
Só agora a discussão começa a se voltar também para a transição alimentar 🌱, porque fica cada vez mais claro que uma mudança na forma de produzir alimentos 🥩 (sobretudo de origem animal, como carne, leite, ovos) poderia atenuar e até reverter a trajetória da crise climática 🌦️.
(Imagem: site da Good Meat).
Então vamos falar de inovações?
A primeira delas, já falamos por aqui: a carne cultivada 🔬. Ela ganha força por ser 3,5 vezes mais eficiente, reduzir o uso de terra entre 63% e 95%, usar menos água, ser menos poluente e, consequentemente, reduzir os impactos do aquecimento global. Investindo nessa inovação encontramos as empresas como a Gourmey, oferecendo aves cultivadas, como o foie gras 🪿; e a Good Meat, com frango cultivado que já chegou aos mercados de Singapura 🛒.
E se você viveu a Páscoa de 2024, sabe que foi impossível presentear todo mundo com ovos de chocolate. Isso porque a produção de cacau enfrenta uma crise sem precedentes, com as mudanças climáticas impactando as principais regiões produtoras na África Ocidental (responsáveis por 60% da produção global de cacau) 🍫. Nesse cenário, startups estão se destacando ao desenvolver chocolate sem cacau, buscando alternativas para enfrentar a escassez iminente. A Voyage Foods é uma das pioneiras, utilizando a biotecnologia para criar chocolate a partir de sementes de girassol, uva e grão de bico 🍇. Outras empresas são a alemã Planet A, que utiliza aveia como matéria prima, e a California Cultured, usando o cultivo de células vegetais.
(Imagem: site da Planet A).
Outro alimento que está sendo muito afetado pela crise climática é o café ☕️. Nesse contexto, a Nestlé criou uma nova variedade de café arábica mais resistente, a Star 4, que promete maior rendimento e menor emissão de gases de efeito estufa 💨. Já a Pluri, startup israelense de agricultura celular, lançou uma linha de café sem grãos, utilizando um biorreator 3D para criar café a partir de células 👩🔬.
Bom, como vocês podem ver, o mercado está se movimentando em direção a uma dieta planetária 🌎, com produções mais sustentáveis e independentes - e eu poderia fazer uma news inteirinha com todas as inovações. Sorvete de bactérias, proteína de ar, fermentação de biomassa… Será que essas alternativas vão ganhar força no combate à ebulição global e à fome?
click fit decode
alongamento e treino
É melhor alongar antes ou depois do treino?
Bom, para começar a responder essa pergunta vamos entender a importância do alongamento para os treinos 🤸♀️. Para que um movimento ocorra da forma mais eficiente possível e com as menores chances de lesão são necessários alguns fatores: mobilidade, amplitude de movimento (flexibilidade), força muscular, resistência à fadiga e controle neuromuscular 🧠.
O alongamento vai entrar melhorando a sua flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos 🏋️♀️. O que faz total diferença pensando em resultados! Ele também previne o encurtamento muscular 💪, que pode prejudicar a performance na maioria das modalidades.
Mas qual a diferença de alongar antes ou depois do treino? Estudos avaliaram o impacto do alongamento no desempenho do treino e vêm afirmando que, enquanto o alongamento pós treino ajuda a prevenir o encurtamento muscular ✅, o alongamento pré treino pode prejudicar a performance de força e potência muscular por sobrecarga 🥵.
Em um mundo ideal, o interessante seria realizar o alongamento intenso em um horário diferente do treino ✨. Mas para nós, meras mortais, que não temos o tempo suficiente ou energia para se dedicar a dois horários de treino, tá tudo bem realizá-lo após o treino 🚴♀️.
E talvez você já tenha ouvido falar em um pré treino que te ajuda na amplitude e na prevenção de lesões que é bem parecido com o alongamento: a mobilidade 🏃♀️. Bom, enquanto o alongamento trabalha com movimentos mais estáticos e focados no estiramento muscular, a mobilidade foca em movimentos mais dinâmicos e/ou com menor duração, o que ajuda a aquecer as articulações, aumentar a flexibilidade e prevenir lesões 🫡 - o que é crucial para preparar o corpo para atividades de maior intensidade!
Inclusive eu fiz um videozinho outro dia sobre a minha mobilidade para treino de perna 😁, vem ver:
@brucallegari_ Pra quem tem paciência! #mobilidade #treinodeperna #exercicios #alongamento #dica
Resumindo: caso seja sua prioridade 🥇, o alongamento pode ser mais vantajoso em um horário diferente do treino ⏰. Se não der, o melhor é alongar depois. Ah, e antes do treino não esquece de fazer a mobilidade e o aquecimento 🔥, que são muito importantes para preparar o seu corpo e evitar lesões!
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit e manda sua pergunta na próxima caixinha!
mais novidades por aí
🍓 Berries season! A Guday lançou novo sabor de gummies de creatina (frutas vermelhas), dessa vez mais naturais e veganas;
🥛 Lembra quando falamos sobre leite de pistache? ELE CHEGOU! A Leatt trouxe para o Brasil o leite mais hypado do momento, disponível para compra online e em lojas especializadas;
💊 Farmácias competindo com mercados… Refris proteicos da Moving chegaram na rede Droga Raia.
make it healthy
by @mandrioca_
Hoje eu trouxe uma convidada muuuuito especial 🤩, rainha do veganismo e dona das receitas mais deliciosas do Instagram: Adriana Wright.
Vitamina proteica de abacate
🥑 3 colheres de sopa de abacate;
🍯 1 colher de sopa de pasta de amendoim;
💪 1 scoop de proteína em pó de chocolate/cacau;
🥛 80ml de leite vegetal;
Sugestão de toppings: chia, semente de abóbora ou de girassol e granola.
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply