- click fit
- Posts
- vamos falar sobre a naturaltech?
vamos falar sobre a naturaltech?
eletrólitos, proteínas, leites vegetais, energéticos, cervejas, sabores salgados e muito mais <3
conversation starter
Bom dia! ☕️ Estamos todas um pouco mais renovadas após esse feriado? Espero que sim. Hoje nossa newsletter inteira vai ser sobre a Naturaltech, a maior feira de alimentos saudáveis e naturais da América Latina 🤩, (1) porque eu sei que vocês amam e (2) porque ela costuma ser um evento com muitos lançamentos e que explicita o movimento do mercado brasileiro de wellness e as tendências de comportamento do consumo relacionadas.
Eu resolvi fazer essa news em um formato diferente ✍️, então vamos começar falando de quais tendências se mostraram muito fortes entre os stands, depois sobre outros achadinhos da feira e, no final, a minha opinião sobre tudo isso. 🗣️ Sem mais delongas, vamos falar sobre a Naturaltech.
what’s next in wellness?
tendências que moveram a naturaltech
A feira em si estava gigante, com muitas marcas presentes e muitos lançamentos - como de costume. 💆♀️ Mas, eu achei interessante o fato de ela não estar tão cheia quanto eu esperava (baseada em outros eventos e nas Naturaltechs anteriores). 🤔 Talvez seja porque começaram a cobrar o ingresso para o público geral… Ou será que o wellness está perdendo o hype?

Hidratação e eletrólitos
Esse, sem dúvida alguma, foi o destaque da feira. 💦 A hidratação é o foco das marcas e parece que o sachê é o formato da vez. Um exemplo é o novo lançamento da Água na Caixa, uma marca de água mineral que, percebendo a oportunidade do mercado, trouxe os eletrólitos tanto em sachês quanto no pote de 2kg (mais sustentável - a cara da marca). 🌱 Outros dois lançamentos confirmam essa tendência: o da Dobro, que já tinha eletrólitos, mas em pastilhas, e agora as transformou em sachês; e o da Jungle (Plant Power), que também já tinha bebidas isotônicas em garrafa, mas lançou os sachês e os potes de eletrólitos em pó.
(Imagens autorais da click fit).
Enquanto a maioria vem tentando retirar os carboidratos da hidratação como tentativa de diferenciação, a Dobro fez o caminho contrário e trouxe um produto mega inovador para a feira 🔁: o HidroGel, que traz mais hidratação para o gel de carboidrato. *Para as leigas da corrida (me incluo nesse grupo), quando você toma gel de carboidrato, você deve acompanhá-lo com água, porque isso melhora a absorção, diminui as chances de desconforto e evita que ele fique grudando na boca. 🏃♀️ Por isso, a Dobro trouxe esse gel em uma consistência gelatinosa, com maior concentração de água e mais fácil digestão.
(Imagem autoral da click fit).
Outra marca que trouxe uma nova proposta para o consumo de eletrólitos foi a Up & Gas, que trouxe um isotônico com gás em lata 🥫, que vai encantar os amantes de refrigerante por aí.
(Imagem autoral da click fit).
Proteico as f*ck
Claramente, a preocupação das marcas neste ano foi tornar seus produtos proteicos 💪 - foram poucos os lançamentos que não envolviam proteínas. Tivemos as massas proteicas instantâneas Mac Proteína da Mexidona; os risotos e aveia proteicos da Holy Foods; as saladas proteicas da Plant Pro; os homus proteicos da De Íva; os shakes e iogurtes proteicos da Plant Power, Vida Veg, Mais Mu e Naveia; snacks proteicos da Alere, Zaytas e Pinati; e as barrinhas de proteína de muitas - muitas - outras marcas.
(Imagens autorais da click fit).
Tão completo que nem parece vegano?
Será que as marcas plant-based cansaram de ser plant-based? 🌱 Ou será que a concorrência ficou tão intensa dentro do setor de leites vegetais que a necessidade de competir com os leites animais se tornou mais relevante? 🍼 Fato é que aparentemente essa categoria cansou de ter leites naturais e à base de plantas - agora o foco é ter cor, textura, gosto ou, principalmente, informação nutricional iguais às dos leites animais.
(Imagens autorais da click fit ou retirada do Google).
Digo isso, pois as três principais marcas do setor de leites vegetais - A Tal da Castanha, Nude e NotCo - incrivelmente lançaram o mesmo produto na Naturaltech 🥛: o leite “completo” (com adição de proteínas e outros nutrientes).
Sede de não alcoólico
Para fechar nossas 4 megatrends da Naturaltech, não podiam faltar elas: as bebidas não alcoólicas. 🥂 Duas principais bebidas se destacaram nesse quesito: os energéticos e as cervejas sem álcool.
(Imagens autorais da click fit).
Os energéticos estavam em todo lugar: lançamentos da Dane-se (naturais), da Life Strong (com suco) e da Mombora (em pó) foram destaques. 🌟 No entanto, o que chamou minha atenção de verdade foram os da Atlhetica Nutrition, principalmente porque eles escancaram aquilo que tanto falamos por aqui sobre a substituição dos alcoólicos 🍾: Smart Drinks sabor caipirinha e sabor espumante.
(Imagens autorais da click fit).
Já sobre as cervejas, não é a primeira vez que vemos esse tipo de produto na feira. A Corona, inclusive, fez uma campanha bem forte no lançamento da Corona Cero; assim como o Grupo Heineken com o Clash’D e a Ambev com a Budweiser Zero. 🍺 Mas, o que vemos agora é uma evolução das cervejas sem álcool, trazendo mais diferenciação e atraindo públicos mais específicos. Assim, trago dois destaques: a cerveja de Kombucha sem álcool e sem glúten da Amigos da Vida e a cerveja sem álcool Hop Lager com vitaminas A e D da Luci. 🍇
(Imagens autorais da click fit).
Vem ver nossa cobertura <3 A click fit marcou presença na maior feira de alimentos naturais e saudáveis da América Latina e, guess what, tivemos uma cobertura exclusiva lá no Instagram - tanto nos destaques do story, quanto no feed.
other cool stuff
🌱 Mais sustentabilidade, por favor. A Água na Caixa lançou sua versão sustentável do galão;
🍵 Supercoffee de matchá? É a proposta do novo lançamento da Push & Pow, o Push Matcha Latte sabores Morango, Chocolate e Baunilha;
🍜 As sopinhas prontas marcaram presença na feira. Vem conferir essas opções da PureFoods;
🍫 É o meu preferido e merece um espacinho na news. A Only4 lançou dois produtos inacreditáveis e deliciosos: o Only 1 (um chocolate super cremoso que leva APENAS UM ingrediente) e o Only 4 com pêssego liofilizado, que traz um azedinho para o chocolate mais amargo;
🥥 Refrescante!! Eu experimentei a água de coco proteica da Moving, que já tínhamos anunciado por aqui, e achei uma delícia.
click fit’s opinion
Ok, vimos um pouco do que estava presente na Naturaltech, mas vamos ver tudo isso a partir de uma perspectiva mais ampla? 🌍 Eu, particularmente, esperava mais. Acho que a feira neste ano ficou presa em fazer as mesmas coisas dentro de cada categoria e trazer influenciadores… 🤳
Obsessão por proteínas e falta de inovação
Quando analisamos a Expo West em março deste ano 🤓, pudemos ver a expansão do plant-based e as iniciativas sustentáveis, os produtos para usuários de GLP-1, muitas bebidas funcionais (com café, cannabis, cogumelos, probióticos, ervas e eletrólitos) e produtos com sabores internacionais e combinações improváveis. 🫑 Enquanto isso, na Naturaltech, houve uma convergência nas estratégias de diferenciação - que consistiram em adicionar mais e mais proteínas. 💪 Com isso, a inovação acabou ficando de lado e os consumidores acabaram pouco surpreendidos.
Surpreendendo do jeito que dá
Enquanto a inovação em formatos e categorias deixou a desejar 😴, muitas marcas optaram por surpreender em sabor, insumos ou collabs - estes, sim, foram os atributos que mais conseguiram se destacar na feira e contribuir para que nos lembrássemos das marcas. 💭
No setor de barrinhas de proteína (que já é bem saturado e, de fato, não tem mais para onde correr), podemos destacar a da Pinc Bar, sabor Manga e Maracujá 🥭; a da Selvs de Guavamallow, dando seguimento à collab de milhões com o Café Zinn; e as da Mrs Taste (bem ousadas), que trouxeram o sabor Chocolate Dubai 👑 - sim, aquele que viralizou no TikTok - e os sabores salgados de Pizza de Margherita, Pizza de Pepperoni e Pão de Alho 🍕 - por incrível que pareça, ainda estamos falando de barras de proteína.
(Imagens autorais da click fit).
Por falar em sabores salgados, a Mandubim também optou por arriscar nas pastas de amendoim 🥜, trazendo os sabores de Azeite & Ervas Finas, SriraCha & Tomate Seco e Mel & Mostarda. 🍯 Também trouxe um novo insumo para o setor de leites vegetais: o leite e o chai à base de amendoim.
(Imagens autorais da click fit).
E, para finalizar, é claro: as collabs. 🤝 Não tiveram tantas quanto no ano passado, mas com certeza são uma ótima estratégia para gerar desejo e conseguir inovar em sabor sem ter que gastar tanta energia. 💤 As principais foram o whey protein de Língua de Gato (Puravida x Kopenhagen), a gummy de creatina de açaí (Guday x Oakberry) e o lip balm de café (Alva x Naveia).
(Imagens autorais da click fit).
Sabor > funcionalidade
Vamos continuar falando de sabor, porque, ao que tudo indica, ele se tornou o principal atributo de preferência dos consumidores. 😋 Enquanto em 2024 vimos a feira cheia de funcionalidades sendo anunciadas (bom para o sono, para a pele, para o cabelo, energia, foco, calma, etc.) ⚡️, em 2025 quem marcou presença nos materiais promocionais foi a indulgência. Não tivemos apenas sabores diferentões e hiperpalatáveis sendo lançados, mas apelos visuais que reforçam a única coisa que importa: o prazer no consumo. 👅
(Imagem autoral da click fit).
Para além dos lançamentos de sabores de whey protein, barrinhas de proteína e outros suplementos que remetem a sobremesas 🧁, como beijinho e torta de limão, o marketing também entrou em peso para reforçar essa associação: receita de milkshake na embalagem do leite da Possible, o nome do shake proteico da Mais Mu, a imagem de sorvete nas embalagens e cartazes do Best Whey… 🍨 Uma coisa é clara: as marcas querem quebrar a barreira dos saudáveis e instigar aquele desejo que só um alimento bem açucarado consegue causar, na intenção de reforçar, a todo custo, que seu produto é gostoso de verdade. 😎
(Imagens autorais da click fit).
Não há nada além de endurance no âmbito dos esportes
Confirmadíssimo: o mundo fitness só quer saber de corrida. 🏃♀️ Lembrando de anos anteriores, podemos dizer que a Naturaltech que era cheia de whey protein, músculos e halteres deu lugar a Naturaltech das blogueiras, do colágeno e da corrida. Poucas marcas “maromba” estiveram presentes com seus stands gigantes e, no lugar, entraram os eletrólitos e os docinhos fit. 💅 Com o setor de hidratação e géis de carboidrato decolando, é possível afirmar que o endurance é o grande foco do mercado no momento.
Gostou da análise? A click fit quer saber a sua opinião. Vem deixar seu comentário no nosso post ou dm do Instagram e, se puder, compartilhe essa news com suas amigas e nos ajude a expandir ainda mais nossa comunidade <3
prêmios da click fit
Por aqui você indica sua newsletter favorita e ganha presentes por isso! 🎁Cada inscrita que você trouxer para a click fit vale 1 ponto. 🥇 Ah, e não esquece de avisar que é preciso confirmar a inscrição pelo email automático que ela vai receber ao se inscrever. ⚠️
Vejo vocês na semana que vem <3
Stay balanced

Reply