- click fit
- Posts
- vamos falar sobre comer intuitivo?
vamos falar sobre comer intuitivo?
cockteas, celebridades, comer intuitivo, paraolimpíadas e muito mais <3
get inspired
Wellness is a journey, not a destination 📍. Let's celebrate every small step we take towards a healthier, happier life 😁.
duas verdades e uma mentira
Qual desses não é um ingrediente em alta para drinks? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Sabia que nos últimos anos, o mercado de chás e bebidas funcionais tem vivenciado um crescimento expressivo 📈 (como a gente já viu por aqui)? Impulsionado por consumidores cada vez mais conscientes dos benefícios que esses produtos podem oferecer à saúde 😷, o mercado global de infusões teve um crescimento de 43% entre 2019 e 2023, segundo o Euromonitor Internacional.
Mudando de assunto, sabemos que a geração Z está acabando com o mercado de bebidas alcoólicas 🍻 e é obcecada pela saúde, certo? Mas o que beber então em eventos sociais? Foi a partir desse questionamento que os mocktails 🍸 (drinks sem álcool) começaram a bombar.

Sabendo dessas duas informações, tiramos as seguintes conclusões: as pessoas estão buscando opções de bebidas que podem ser harmonizadas em drinks diferentes 🍹 e a busca maior por chás pode refletir uma maior versatilidade no seu uso 🧉.
Com isso, começamos a perceber um mercado em formação 🤑, composto por ingredientes naturais, clean label e fitness para o preparo de coquetéis. Um exemplo é o bitter da Enraízes, um composto aromático feito a partir de extratos de ervas e botânicos para saborizar drinks alcoólicos 🍹. Também temos as espumas e bases prontas da Easy Drinks e da Begin para cocktails e mocktails 🍓.
Mas vamos falar sobre os cockteas?
Os cockteas são a junção de cocktails + teas e são a nova tendência emergindo por aí 😎. Com os chás em alta, associados à saudabilidade, bem-estar e baixas calorias 🧘♀️, os drinks com chá se tornam uma opção super atrativa, principalmente para o público jovem.
O nosso último lançamento, que acaba de ser anunciado – a linha Preparo para Drinks – foram concebidos para serem opções saborosas no preparo de coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, nos sabores morango com hortelã e pêssego. Buscamos inovar e atender a demanda das pessoas interessadas em mixologia, ou que buscam uma bebida refrescante, saborosa e requintada para os dias quentes.

Linhas de chás para preparo de drinks da Leão; chá para preparo de drink da Felicitea; chá alcoólico da Anna Hardtea; cocktea da Tea Shop.
E temos duas principais atuações entre as marcas: a elaboração de chás direcionados para o preparo de coquetéis 🍵, como os da Leão e da Felicitea; e os cockteas ready-to-drink 🧋, como é o caso dada Anna Hardtea, da Tea Shop e do Chá de Pinheirinho.
celebridades em foco
Se tem celebridade, tem multidão 📸. E no mercado de saúde e bem-estar não seria diferente. A presença de celebridades, tanto como empreendedores quanto como parte da propaganda das marcas, está gigante nesse setor - e não é só na gringa 👀.
Kate Moss, Ashley Tisdale, Gwyneth Paltrow, Kate Hudson, Bella Hadid e Katy Perry são alguns dos nomes de celebridades gringas que empreendem no setor de health and wellness 🧘♀️. E achou que no Brasil seria diferente?
Quem foi na Naturaltech deste ano, por exemplo, pode ter se encontrado com o Bell Marques 🎤, que criou a marca 100% Você, de suplementos como melatonina, creatina e choco energy; com a Gabriela Moraes (Pugliesi) 🏋️♀️, dona da Gaab, de suplementos e produtos de beleza; com a Bela Gil 🧘♀️, dona da Refazenda, de snacks e bebidas naturais, e que assina produtos de outras marcas, como a Mun Alimentos e a Iamaní; ou até com a Ivete Sangalo 🎊, cujo marido é dono da Vero Brodo, uma marca de caldos naturais.

100% Você do Bell Marques; Gaab da Gabriela Moraes; e Mun Alimentos por Bela Gil.
Alguns podem visar uma renda extra ou fonte mais estável do que uma carreira de artista ou influenciador 🤳; já outros visam criar um impacto real guiados por um propósito 🫡. Seja o que for, essas marcas já saem na frente de muitas na visão do consumidor, que já conhece e se conecta com tal celebridade 🤝 - e, portanto, confia mais na hora da decisão de compra.
Entretanto, nesse segmento em específico, podemos atribuir outro fator que facilita a venda desses produtos: a imagem da celebridade 📸. Não importa se ela fez procedimentos estéticos ou outros comportamentos para atingir tais padrões de imagem 💉 - a comparação dos consumidores e o desejo pela grama do vizinho fazem com que as pessoas se entreguem cegamente ao método recomendado por aquela celebridade 🫡 (seja ele efetivo ou não).
click fit decode
comer intuitivo
O que é o comer intuitivo que as influenciadoras fitness tanto dizem? Uma dieta? 🤔
Se você já procurou ter uma melhor relação com a comida 🫂, você provavelmente já se deparou com esse conceito. O comer intuitivo nada mais é do que uma vertente da nutrição que propõe a reconexão do indivíduo com os sinais internos de fome e saciedade 😋, que guiariam o consumo alimentar de maneira a manter o peso e o estado nutricional saudáveis 😷.
Foi desenvolvida por duas nutricionistas norte-americanas, que propõem que devemos comer a partir da confiança em nosso próprio corpo 🫡, sabendo diferenciar as sensações físicas, como a da fome 🤤, das emocionais, como a ansiedade 😖, baseadas na intuição - sem a compreensão dos fatos pelo racional, mas sim através dos sentidos.
Ela parte de alguns problemas relacionado às dietas restritivas: o despertar de desejos por alimentos "proibidos" 🚫, os episódios de compulsão alimentar e sentimentos de culpa e frustração associados a eles 😭, a autodepreciação e diminuição da autoconfiança em relação à alimentação 🫵, a necessidade de "merecimento" em relação à comida 🏅 e o constante pensamento nas "despedidas" dos alimentos que mais gosta 👋.
Então, segundo o comer intuitivo, as dietas são ruídos nessa comunicação entre a mente e o corpo 🧠, pois norteiam as escolhas alimentares baseando-se em regras externas ✍️, o que pode provocar cada vez mais medo e desconfiança no próprio corpo.
Para muitas dietas, a comida é um problema, enquanto que no comer intuitivo é a solução.
Ou seja, o comer intuitivo tem como objetivo: encontrar mais satisfação nas suas escolhas alimentares 😊; perceber quando a comida está sendo usada para esconder alguma dor emocional 😢; prevenir ou curar as feridas causadas pela prática crônica de dietas e por transtornos alimentares; preservar a intuição inata das crianças em relação à alimentação 👧; fazer as pazes com o seu corpo e se libertar do estigma do peso; e redescobrir o prazer em comer 🥗.
Mas como? Bom, o nosso organismo tem alguns mecanismos que regulam o apetite: a regulação homeostática ⚖️, que basicamente atua para manter o seu corpo no peso atual, regulando a ingestão calórica, o gasto energético e os estoques corporais; os sinais de fome e saciedade 🚨, como cansaço, ronco na barriga, fraqueza, perda de concentração etc; e a regulação hedônica 💭, influenciada pelo prazer e recompensa nos alimentos, assim como por normas sociais, cultura, estado emocional, rotina e ambiente.
Então, o comer intuitivo propõe restaurar 5 características capazes de manter seu corpo e mente saudável 😷: a sensibilidade aos sinais fisiológicos de fome e saciedade, a autoeficácia de usar esses sinais para determinar quando e quanto comer 🥥, a confiança interna na capacidade do seu corpo de se autorregular, a capacidade de consumir alimentos "hedônicos" 🍩 sem a aparição de sentimentos negativos e a apreciação das propriedades sensoriais relacionadas à alimentação de forma consciente 🧘♀️.

O problema é que, muitas vezes, as regulações hedônicas e homeostáticas entram em conflito 🙅♀️, como no caso de alguém que não come há horas, mas não sente fome por estar em um estado de estresse demasiado 🥵, ou ainda de alguém que acabou de comer uma refeição volumosa, mas aceita a sobremesa que é oferecida 🍰. Além disso, todas as características apresentadas são extremamente individuais e dependem do contexto 🧏♀️, o que faz com que algumas pessoas consigam comer intuitivamente de forma saudável e outras não.
Por isso, essa abordagem não é voltada para objetivos como o emagrecimento, hipertrofia ou melhora da performance 🏃♀️, por exemplo - apesar de poderem ser consequências do processo. O objetivo aqui é guiar o paciente de forma a melhorar sua relação com a comida 🥞, principalmente daquelas que fizeram dieta por muito tempo (e, portanto, possuem noções básicas de nutrição).
Resumindo: o comer intuitivo é uma abordagem anti-dieta que tem o objetivo de melhorar a sua relação com a comida e te dar autonomia para se alimentar de forma saudável 🌯, sem uma fórmula externa calculada. Portanto, podemos entender que é um método focado em pessoas que já fizeram dieta por muito tempo e tem um conhecimento, mesmo que mínimo, do que é uma alimentação saudável e o que precisa ser ingerido ao longo do dia 🥗, mas que perderam a autonomia e o prazer na alimentação graças à "mentalidade da dieta".
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit e manda sua pergunta na próxima caixinha!
make it healthy
Eu sei que somos fitness, mas quem não gosta de curtir um happy hour 🍾 de vez em quando? Por isso dessa vez eu trouxe uma receitinha de drink 🍸 que eu amo! Ah, e pra combinar com a tendência do dia: é feita com chá. Usem com moderação e se beber não dirija 🚫.
Cocktea de hibisco&gin&tônica
🫖 Sachê de chá de hibisco;
🥤 Água tônica zero;
🍸 Dose de gin;
🍋 Limão siciliano.
Deixa o sachêzinho e uma fatia de limão siciliano na taça e adiciona a dose de gin 🍸. Completa com a tônica, um pouquinho de limão siciliano espremido 🍋 e enjoy :)
mais novidades por aí
💪 Ar anabólico? Ajinomoto lança dois produtos com proteína à base de ar;
⚽️ Em clima de Copa! A Fifa+, plataforma de streaming da Fifa, vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo Feminina (a maior de todos os tempos);
🙆♀️ Who run the world? Assim como nas Olimpíadas, as Paraolimpíadas tem a maior participação feminina da história.
Paralympics updates
O Brasil segue em 4º lugar com 27 medalhas!
Medalhas de ouro
🏊 Gabriel Araújo na natação (100m costas) - S2;
🏃♂️ Júlio Agripino dos Santos no atletismo (5000m) - T1;
🏃 Ricardo Mendonça no atletismo (100m) - T37;
🏃♂️ Petrúcio Ferreira no atletismo (100m) - T47;
🥋 Ana Carolina Moura no taekwondo (-65kg) K44;
🏊♀️ Carol Santiago na natação (100m costas) - S12;
🏊 Gabriel Araújo na natação (50m costas) - S2;
🏃♀️ Fernanda Yara no atletismo (400m) - T47.
Medalhas de prata
🏊 Phelipe Rodrigues na natação (50m livre) - S10;
🏊♂️ Wendell Belarmino na natação (100m livre) - S11;
🏃♀️ Thalita Vitória Simplício no atletismo (400m) - T11;
🔫 Alexandre Galgani no tiro esportivo (carabina de ar deitado 10m) - SH2.
Medalhas de bronze
🏊 Gabriel Bandeira na natação (100m borboleta) - S14;
🏃♂️ Yeltsin Jacques no atletismo (5000m) - T1;
🏓 Joyce Oliveira e Cátia Oliveira no tênis de mesa (duplas) - WD5;
🏊♂️ Talisson Glock na natação (200m medley) - SM6;
🏊♀️ Patrícia Pereira, Lídia Cruz, Daniel Xavier Mendes e Talisson Glock na natação (revezamento 4x50m livre);
🥋 Silvana Fernandes no taekwondo (-57kg) - K44;
🏃♀️ Giovanna Gonçalves no atletismo (lançamento de club) - F32;
🏓 Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad no tênis de mesa (duplas) - MD18;
🏓 Bruna Alexandre e Danielle Rauen no tênis de mesa (duplas) - WD20;
🏃♀️ Maria Clara Augusto no atletismo (400m) - T47;
🏃♂️ Joeferson Marinho no atletismo (100m) - T12;
🎯 Cícero Nobre no atletismo (lançamento de dardo) - F57;
🏊♀️ Lídia Cruz na natação (150m medley feminino) - SM4;
🏊 Arthur Xavier, Gabriel Bandeira, Beatriz Borges e Ana Karolina Soares na natação (revezamento 4x100m livre misto) - S14;
🏃♂️ André Rocha no atletismo (lançamento de disco) - F52.
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply