- click fit
- Posts
- vamos falar sobre healing culture?
vamos falar sobre healing culture?
óleos essenciais, efeito placebo, estética do lifestyle e muito mais <3
Antes de tudo, já ficou sabendo que sua newsletter preferida agora tem a versão app? Confere nosso tutorial no insta da click fit e já garante o seu para não ficar de fora!
conversation starter
Segundo o Euromonitor, as três maneiras mais populares para se desestressar no Brasil são meditação (58%), massagem (55%) e tomar ervas medicinais (52%) 🧉.
now trending
healing culture
I don’t chase, i attract… Aposto que quando você pensa em bem-estar isso não te remete só à exercício físico e alimentação saudável 🥗. Na minha cabeça, pelo menos, vem imagens de meditação, yoga e outras coisinhas que me ajudam a manter a sanidade mental e o bem-estar físico, emocional e espiritual 🧘♀️.
E se você já colou band-aid no umbigo ou filtro dos sonhos na cabeceira, você sabe do que eu to falando…
É mais ou menos esse o raciocínio que rege a tendência do healing culture ❤️🩹: o conjunto de crenças e práticas focados na cura e no bem-estar holístico, que abrange aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais - com ênfase em abordagens integradas e alternativas, indo além dos tratamentos médicos convencionais 🔮.
Em uma sociedade onde procuramos cura para muito além do físico e cuidado integrado e individualizado, surge a espiritualidade como produto de consumo 🍵. Cada vez mais preocupados com a saúde integrativa, encontramos nos produtos da healing culture uma esperança para ir além dos tratamentos tradicionais e combinar diferentes crenças para conseguir um cuidado personalizado 📝.
Mas eu não to falando só de lei da atração e incenso. Como falar de cultura da cura sem falar de alimentação - aquilo que entra no nosso corpo? 🥝 Dessa forma, podemos ver a ascensão de alguns produtos que prometem entregar mais do que ciência 🔬.

Óleo essencial da doTERRA; ervas em pó da Viva Regenera; e suplemento em gummies da Gaia Herbs.
O primeiro são os óleos essenciais 🪔, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Se tratam de líquidos aromáticos concentrados, extraídos a partir de plantas 🌿, que são usados comumente para ajudar em questões físicas e emocionais, como ansiedade, amenização de dores e melhora do estresse.
Além disso, lembram das tendências dos cogumelos 🍄 e da brasilidade 🇧🇷 que falamos por aqui? As duas têm uma coisa em comum: o foco no potencial da ancestralidade e da natureza na cura e no bem-estar holístico. Apelos como "energia da floresta para corpo e mente" e "um suplemento que é pura magia" e o uso de ervas remetem à esse poder espiritual dos produtos.
Por fim, temos algumas marcas se diferenciando ao falar de física quântica 👩🔬. A diCapri, uma marca de suplementos e superfoods, por exemplo, promete proporcionar o máximo bem-estar em uma alquimia de ingredientes, frequências vibracionais e experiências 💫. Dentre suas categorias de produtos podemos encontrar os Quantic Boosters e Quantic Suplements.
Acredito que as escolhas que fazemos devem elevar nossa energia e vibração, resultando em um estilo de vida mais saudável para alcançar um estado físico, mental, emocional e energético equilibrados.
where to find
🪔 Óleos essenciais da doTERRA;
🎍 Produtinhos da floresta da Viva Regenera;
✨ A linha de suplementos ayurvédicos da Botica;
🫖 O restaurante perfeito para tardes quentinhas: o Tea Room;
🍁 Suplementos de ervas medicinais e cogumelos da marca gringa Gaia Herbs.
let’s talk science
efeito placebo
Quem nunca tomou um copinho de água com açúcar para se acalmar? E realmente se acalmou? 🙈 Isso é o que chamamos de efeito placebo.
É, basicamente, um resultado positivo em resposta a uma substância que não tem propriedades químicas desenvolvidas para determinado tratamento 🤨. E essa substância pode ser qualquer coisa, desde um comprimido de farinha para dor até uma vela aromática para foco 🕯️.
O que torna os placebos muito interessantes é o fato de que, mesmo que não tenham nenhuma substância química ativa ou comprovação científica, eles realmente funcionam para muitas pessoas 🤯. A grande questão aqui é sua ação psicológica, ou seja, a expectativa positiva (ou negativa) criada no tratamento é o que garante sua efetividade.
Para entender melhor: um estudo foi realizado com ciclistas treinados divididos em três grupos - os que tomaram placebo, os que tomaram dose moderada de cafeína e os que tomaram uma dose alta de cafeína. Como resultado, houve um aumento moderado de performance no grupo de dose média de cafeína e uma melhora expressiva no grupo da dose alta de cafeína. O plot twist é que todos os indivíduos, nos três grupos, receberam placebo - ou seja, nenhum deles tomou cafeína, apenas acreditou que sim.
Isso significa que terapias e suplementos com propriedades que não tem comprovação científica podem de fato funcionar por efeito placebo 🧠. O grande problema é que não tem como sabermos se vai funcionar ou não, já que os resultados variam de acordo com muitos aspectos, e que, muitas vezes, podem ser mais caros do que tratamentos com evidência - que não têm apelos tão atrativos 🪐.
Ainda, existem fatores que influenciam nossa expectativa e, portanto, a efetividade dos tratamentos placebo, como cores e formato 🎨 - além do nosso background social, cultural e individual, claro. Ainda, uma matéria de Harvard constata que o simples fato de tomar uma pílula pode estimular o nosso cérebro a pensar que nossos sintomas estão sendo curados e, assim, induzir o efeito placebo.
Psicologia das cores
E você já se perguntou porque a maioria dos suplementos para sono são azuis 💤 e a maioria dos pré-treinos são vermelhos 💥?

Isso pode estar relacionado com o fato de que, segundo a psicologia das cores (um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores), o azul nos remete à paz, tranquilidade e calma 🌀, enquanto o vermelho é associado à energia, força e velocidade 🚨.
tip of the week
Esse sábado tem Reebok Extra Mile 🏃♀️ lá na Cidade Universitária da USP, uma prova de corrida da promovida pela Reebok a noite com 5 e 10km para adultos e 50 a 400m para crianças. Os TOP 100 dos 5km 🏅 ganham uma nova camiseta e medalha e se classificam para disputar o "Extra Mile" (1.6km) na pista de corrida.
Eu achei uma prova diferentona bem legal e to quase me inscrevendo mesmo sem chances nenhumas de ir pro Extra Mile.
desabafo fit
O desabafo de hoje é sobre estética do lifestyle 👑.
Stanley cups, look de corrida, tenis core, pilates princess… 💫 Se você está querendo começar a ter uma vida fitness, seja qual for o esporte, você provavelmente vai se deparar com uma estética de milhões que, provavelmente, vai acabar te afastando a princípio 🥵.
Eu mesma quando tentei correr fiquei desejando todos os itens que as referências nas redes sociais usam: um look de treino bonitinho (e bem caro), o óculos baixa pace, o relógio, uma maquiagem feita para exercício físico, um tênis de placa, e assim vai… ⌚️ Pra minha sorte eu não me identifiquei muito com o esporte, senão ia ter gastado todo o meu dinheiro nisso 💸 - já que da forma que eu corria não me sentia muito pertencente à comunidade.
E a gente pode ver esse comportamento em números também: em uma análise de pesquisa no Pinterest foi descoberto que enquanto o termo "corrida de rua" aumentou em 40%, a pesquisa por "look de corrida" cresceu em 400% 🤯.

Isso me fez refletir sobre o papel dessas estéticas dominantes das redes sociais na adesão ao lifestyle 🤝. Por um lado, a popularização dessas tendências traz bastante visibilidade para certas práticas esportivas. Por outro, pode ajudar a criar uma imagem de que para ter um estilo de vida ativo e saudável, é preciso ter muito dinheiro 🤑.
Então, ao invés de colocar a prática do exercício no centro da proposta, essas estéticas tornam a publicização 🤳 dos produtos relacionados o foco principal, o que acaba deixando o lifestyle caro.
Por isso, é sempre bom lembrar que, apesar de ser muito legal comprar produtinhos para a nossa prática esportiva, isso não é uma necessidade 🙅♀️, e que todo mundo, provavelmente, começou apenas com aquilo que tinha 🙃.
Enfim, esse é o meu desabafo fit, mas me conta: qual é o seu? Nesse link você vai encontrar um espaço para colocar tudo pra fora - e quem sabe não inspira um tema pra próxima edição?
Se cuidem e até semana que vem <3
Stay balanced

Reply