- click fit
- Posts
- vamos falar sobre saúde da mulher?
vamos falar sobre saúde da mulher?
cycle bites, mulher atleta, rótulos, autocuidado e muito mais <3
conversation starter
Am I a bad person? 😠 Já pensou o quão diferente tem que ser a mente de um atleta? 🧠 A preparação mental é muito importante para que o atleta consiga colocar em prática o que seu corpo está preparado para fazer. Eles precisam lidar com a confiança, decisões decisivas sobre pressão, motivação para quando o desgaste surgir, pressão dos competidores e torcedores… 😳 Tem até uma área específica da psicologia para preparar e lidar com atletas: a psicologia do esporte.
Isso me veio na cabeça por causa dessa propaganda sen-sa-cio-nal da Nike sobre uma mente vencedora 🏆, vem conferir:
now trending
man, i feel like a woman
Não é de se espantar que as mulheres têm necessidades nutricionais que variam ao longo da vida - papo de hormônios e tal… 💁♀️ Mas é chocante que esse mercado só esteja ganhando força agora.
Bom, considerando que esse segmento se baseia, majoritariamente, em estudos e pesquisas realizados com homens 🤡, um belo gap se instaurou no mercado de saúde e bem-estar 🧘♀️ - sendo a saúde feminina, historicamente, mal atendida e subfinanciada.
Entre 2011 e 2013, 39% dos estudos publicados nos principais jornais de medicina esportiva do mundo eram com mulheres e só 4% eram apenas com mulheres 🔬. Dos estudos voltados à performance atlética, 63% foram conduzidos com homens, 33% com homens e mulheres e apenas 3% deles só com mulheres.
Lembra quando eu falei de alimentos funcionais cada vez mais específicos? ⏰ Nessa tendência a gente vê algo parecido: uma busca por maior personalização no autocuidado envolvendo para uma fase específica da vida 🤰, sendo as principais a menopausa, a gravidez, suporte ao ciclo menstrual e saúde sexual/fertilidade.
Na medida que o interesse por medicamentos diminui e a demanda por tratamentos naturais aumenta 🍃, vemos um potencial enorme para a nutrição funcional voltada para a mulher. Segundo uma pesquisa do Euromonitor de 2024, 52% das mulheres em todo o mundo estão preocupadas com questões de saúde específicas 😷. E de acordo com o estudo Femtech Landscape Report 2021, o mercado mundial de saúde da mulher deve atingir US$1,186 trilhão em 2027 💸.
Now make it happen…
Snacks funcionais 🍪. A Funk It Wellness é uma marca americana de docinhos funcionais, como o Cycle Bites, que promete te ajudar a controlar os balanços hormonais ao longo do mês, com produtos que devem ser consumidos em períodos específicos do ciclo menstrual.
Suplementos 💊. A Mixhers é uma marca de suplementos em pó para necessidades femininas como menopausa, energia, balanço metabólico, saúde intestinal… Já a Women’s Best foca em suplementos esportivos para mulheres.
Hm, outros 🧴? A FEWE é uma marca inglesa de produtos destinados ao autocuidado feminino, que conta com sprays orais de vitaminas - tipo própolis - e fragrâncias para necessidades específicas.

Snack da Funk It Wellness; Suplementos em pó da Mixhers; sprays da FEWE; e dispositivo da Myoovi.
Femtechs 📱. A Theia é uma startup brasileira que fornece serviços, como consultas digitais e presenciais com doulas, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas, na intenção de fornecer cuidado personalizado e completo para mulheres que desejam engravidar, grávidas e mães recentes.
Dispositivos para cólica 🥲. A Myoovi é uma marca inglesa, cujo produto principal é um dispositivo drug-free que você gruda na barriga na intenção de aliviar as cólicas menstruais.
Chás 🫖. A Leão lançou uma linha de chás exclusiva para autocuidado feminino, com opções para tpm, menopausa, menstruação e gravidez.
where to find
achou que ia te deixar sem referências brasileiras? <3
let’s talk science
REDs e mulheres atletas
Em clima de saúde da mulher e final de Olimpíadas 🚣♀️, hoje vamos falar sobre uma síndrome chamada Relative Energy Deficiency in Sport. E, se você achava que a dieta é parte secundária no esporte/exercício físico, hoje eu vou te provar que ela tá no topo 🥙.
Em termos gerais, o REDs é uma síndrome caracterizada por um conjunto de problemas decorrentes da deficiência energética na atleta 🪫, que é quando o seu corpo gasta mais energia do que consome.
Inicialmente, o REDs era conhecido como a tríade da mulher atleta, fortemente caracterizado pela combinação entre transtorno alimentar, ausência da menstruação e osteoporose (quando os ossos ficam mais fracos e quebradiços) 🥵. Com o tempo, foram identificadas várias outras consequências da síndrome, incluindo função prejudicada do metabolismo, do ciclo menstrual, da saúde óssea, gasto-intestinal e cardiovascular, da imunidade e aspectos psicológicos 🤕.
Isso acontece pelo fato de que, já que seu corpo não está tendo energia suficiente para manter as funções vitais 🫁, ele precisa entrar em um estado de economia, reduzindo a atividade de sistemas, como o menstrual e o ósseo, para - basicamente - te manter viva 🫠.

Essa síndrome, infelizmente, é muito encontrada na vida de mulheres atletas, sendo os esportes com mais prevalência aqueles que enfatizam a estética e um físico magro/leve 🤸♀️, como ginástica, ballet, nado sincronizado e salto ornamental; modalidades que envolvem categorias de peso 🤼♀️, como luta e remo; e esportes de ultra-resistência 🚴♀️, como maratona, triathlon (principalmente Ironman) e voltas ciclísticas.
Já que não existem exames que detectem o REDs, ele normalmente é identificado pelos profissionais a partir das queixas e sintomas da paciente 🙍♀️, como disfunção menstrual, alterações de humor e de apetite, queda no desempenho, excesso de fadiga e lesões recorrentes 😖.
Muito vem sendo estudado ultimamente para combater o REDs 🙅♀️ e se você pratica esportes com frequência e se identificou com os sintomas, procure ajuda profissional <3.
tip of the week
Já ficou perdida ao ler o rótulo de um alimento 🔎 com ingredientes esquisitos, como lecitina de soja, inulina, glicosídeo de esteviol, eritritol, aroma natural… Bom, pensando nisso a Mãe Terra resolveu fazer um glossário explicando todos os ingredientes presentes nos seus produtos 📗 - e eu achei muito útil! Você pode conferir aqui.
desabafo fit
Por que a grama do vizinho é sempre mais verde?
Vira e mexe eu vejo por aí as pessoas falando sobre o shape que queriam ter vs. o que têm 🙇♀️, ou a rotina da influenciadora que queriam, as habilidades que acham mais legais… (não vou negar, eu sou assim também) 🫠.
A verdade sobre essa vida fitness é que, considerando a quantidade de conteúdo sobre isso nas redes sociais, é quase impossível não se comparar 🫨. E associando isso a uma cultura intrínseca da nossa sociedade capitalista, de sempre buscar novas metas e conquistas e nunca estar satisfeito 🫡, acaba sendo muito difícil valorizar aquilo que já atingimos ✅ - e acabamos achando a grama do vizinho sempre mais verde.
Ou seja, estamos sempre olhando para frente ⏭️, onde ainda queremos chegar ou onde alguém já chegou, e nunca para trás, para o quanto já fizemos para chegar até aqui.
Somos ensinadas a se concentrar no que ainda falta, se fixando nos próximos desafios e focando no sucesso constante daquilo que "não somos boas o bastante" ☹️. E o que obtemos com isso? Um estado de insatisfação constante, no qual nada nunca é bom o suficiente - nunca é perfeito 👎.
Por isso, convido você a fazer o seguinte exercício: dá uma pausa nos próximos passos e pensa (ou escreve) em tudo o que você fez por você até agora 🧘♀️. Como você chegou até aqui? Em quais aspectos você mais se esforçou? Do que abriu mão pelo seu próprio bem-estar? Quais metas você já deu "check" esse ano? E quais coisas você realizou e nem conseguiria imaginar ser uma meta no começo do ano? 💭
@stefaniasoaress 🎀🎀🎀🎀
Seja mais gentil com você mesma - às vezes nós somos as nossas maiores críticas 😓. Eu tenho certeza que você tem MUITA coisa pra se orgulhar na sua jornada fit, seja estética, performance, alimentação, rotina, relação com a comida e/ou com o corpo, empatia com si mesma, leveza, hábitos… Parabéns pelo quanto você evoluiu! 🥳 Você merece seu próprio reconhecimento.
Enfim, esse é o meu desabafo fit, mas me conta: qual é o seu? Nesse link você vai encontrar um espaço para colocar tudo pra fora - e quem sabe não inspira um tema pra próxima edição? 🧘♀️
Se cuidem e até semana que vem <3
Stay balanced

Reply