- click fit
- Posts
- pode comer açúcar?
pode comer açúcar?
cafeína alternativa, tecnologias de saúde, salada de pepino e muito mais <3
get inspired
Já que tivemos dia das solteiras na semana passada, um lembrete: keep your squats low and your standards high, girl!
duas verdades e uma mentira
Quais desses ingredientes não é uma "cafeína alternativa": |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Vamos falar sobre "cafeína alternativa" 🫨? A cafeína é um dos suplementos mais estudados e com maior comprovação científica hoje em dia. Além disso, o cafézinho é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros 🥰 - ficando atrás apenas da água!
Como nem tudo são flores, a cafeína pode causar efeitos negativos em algumas pessoas ☹️, como ansiedade, insônia, taquicardia… E foi assim que surgiram as cafeínas alternativas: produtos cafeinados que prometem ser isentos dos efeitos adversos 😎 - normalmente, por ter menor teor de cafeína do que o café.
Ah, para contextualizar: a cafeína está presente, principalmente, nas sementes de café ☕️ (Coffea arabica) e nas folhas de Camellia sinensis 🍁 (da qual são extraídos o chá verde, o chá preto, o matchá…), mas também pode ser encontrada em outros alimentos, como chocolate e guaraná.
A primeira das grandes tendências de cafeínas alternativas é o matchá 🍵. Você pode encontrar em marcas como Push Matcha, Puravida, Ocean Drop, Bio2 e Tea Shop (ou a granel); e em cafeterias como Starbucks, The Coffee, Café Zinn, We Coffee, Botanikafé, Zé Latte… Enquanto um café tem cerca de 100mg de cafeína por porção ⚡️, o matchá tem em torno de 30mg.

Chá de matchá da Tea Shop; chai blend da Viva Floresta; e café de cogumelos da Mushin.
Na mesma pegada oriental temos o chai 🫖, um chá preto usualmente preparado com especiarias e leite. Alguns exemplos são o da Bio2, o Mushroom Chai da Mushin, o Cacao Chai da Cookoa e o Chai Blend da Viva Floresta. Também pode encontrar chai latte em cafeterias, como na Dois Trópicos 😋. Ah, e sobre a cafeína, possui cerca de 47mg.
Indo para um lado mais inovador, temos o café de cogumelos 🍄 (que já falamos por aqui). No mushroom coffee, além da menor quantidade de cafeína - já que o café é misturado com o pó de cogumelos, diminuindo sua concentração - a funcionalidade dos cogumelos é outro benefício alegado 🧘♀️. No Brasil, temos poucas opções por enquanto, como o café da Mushin; mas na gringa o produto foi viral.
Uma pausa ⏸️: vocês estão percebendo o padrão? Como nessa newsletter a gente coloca os pingos nos "Is", vamos elencar os porquês desses produtos serem tão atrativos: (1) eles alegam ter os efeitos positivos sem os negativos do cafézinho padrão 🤩; (2) muitos estão associados a claims de funcionalidade 🧘♀️; (3) eles têm uma pegada ancestral e natural 🌱; e (4) - incrivelmente - tem gente que não gosta do sabor do café 😮💨, mas quer dar uma acordada.
Quer se aprofundar nesses comportamentos? 🧐 Pode clicar nas palavras azuis, porque já destrinchamos essas tendências por aqui ✅.

Café de açaí da Viva Floresta; café com guaraná da Mahta Bio; e café da Power Focus.
Voltando às opções, temos os cafés da brasilidade 🇧🇷 - com nossos queridinhos ingredientes: açaí e guaraná. E você pode encontrar em marcas como a Terramazônia, Viva Floresta e a Mahta Bio. Enquanto o café de açaí 🫐 preserva o gosto do café mas não tem cafeína, o café de guaraná 🥃 tem praticamente a mesma quantidade de cafeína que o padrão ⚡️.
Por fim, temos os suplementos de café ☕️ que possuem menos cafeína, adicionando outros ingredientes e garantindo menor probabilidade de efeitos adversos 🫡. Um exemplo é o Power Focus.
Ah, e se quiser saber sobre o quiz: o café verde 🫛 nada mais é do que o grão de café normal ☕️ sem passar pelo processo de torrefação - o que preserva mais nutrientes, mas não diminui a quantidade de cafeína. Por isso não entra aqui nas cafeínas alternativas :)
dados de saúde em foco
personalized data and health obsession
Ok, eu confesso que estou sabendo dessa tendência há um tempo e não falei antes porque soava muito "Família do Futuro" 🖲️. Mas, pelo jeito o futuro chegou e eu estou cada vez mais impressionada com os lançamentos tecnológicos atuais 😱.
Bom, tudo começou quando eu li sobre smartification e health and nutrition quantified no relatório State of Snacking da Mondelez de 2023. Um resumo dos principais insights: (1) nossos bens de consumo estão ficando cada vez mais inteligentes 🧠, desde carrinhos de supermercado que detectam suas compras no momento em que você as coloca dentro dele 🛒 até geladeiras que entendem quais alimentos estão acabando e te notifica para comprar 📋; e (2), ao passo que a preocupação com a saúde é aumentada e a personalização é uma afirmação do consumidor 🫵, os dispositivos vestíveis que monitoram dados de saúde estão ficando cada vez mais completos e específicos 🤖.
Em números: 52% dos consumidores globais consideram importante possuir produtos e serviços que antecipam suas necessidades 🔮, e 72% gostariam de monitorar sua saúde de maneira mais eficaz 🩺. O mercado global de wearables voltados à saúde deve atingir US$69,2 bilhões até 2028, com um avanço de mais de 70% em apenas cinco anos 💸.
Até aí ok - eu pensei -, os smartwatches estão em alta mesmo ⌚️. Mas, depois de ler mais alguns relatórios falando sobre isso, eu descobri que essa tendência vai além dos relógios que mostram o batimento cardíaco. Vem ver alguns produtos desse mercado:
💍 Galaxy ring, um anel inteligente da Samsung que monitora respiração, movimentação, ciclos do sono, sinais cardiovasculares, ciclo menstrual, etc;
📸 SnapCalorie, um aplicativo que conta as calorias e os nutrientes do seu prato de comida a partir de uma foto;
🥵 Apollo Neuro, uma faixa que monitora seu nível de estresse e emite pulsações para deixar sinalizar um relaxamento no seu corpo;
🖨️ Nourished, uma marca de personalização de vitaminas a partir da impressão 3D de gummies;
🤰 Ava Women, um relógio que, a partir do monitoramento dos sinais do seu corpo, avalia com mais precisão o seu período fértil;
💊 SetYou, uma startup brasileira de personalização de suplementos manipulados através de um quiz;
🫁 Lumen, um dispositivo portátil que analisa seu metabolismo a partir de sensores respiração;
😴 myAir, um aplicativo que monitora seu sono e envia dicas personalizadas para que você progrida na sua terapia do sono;
😅 Gx Sweat Patch, um adesivo da Gatorade que coleta dados sobre a perda de fluidos e níveis de sódio durante o exercício, além de indicar prescrições personalizadas de alimentos e bebidas para recuperação;
👙 Bloomer Tech, uma marca que desenvolveu um sutiã que monitora dados cardiovasculares e outros aspectos fisiológicos das mulheres.
A base dessa tendência é usar a inteligência artificial e a tecnologia para ajudar os consumidores a obter um cuidado "direto ao paciente" 😷, sem o intermédio de um profissional da saúde. E os produtos fazem isso através da automatização e hiperpersonalização 💻, analisando seus dados de saúde individualmente e em tempo real.
Apesar dos benefícios, como o diagnóstico precoce de doenças, essa obsessão pela saúde não está colhendo apenas bons frutos… 🫠 Segundo relatório da WGSN, vários estudos indicam que os usuários de wearables de saúde são mais propensos a desenvolver ansiedade do que realmente melhorar sua saúde 😭. Além disso, muitas vezes a precisão dos dados coletados é questionável.
click fit decode
entendendo o açúcar
Vale a pena comer a barrinha da Bold mesmo tendo açúcar?
Em uma onda de demonização de alimentos e discípulos da Maíra Cardi 🙅♀️, a gente acaba encontrando na internet um ponto negativo em tudo o que comemos ou bebemos 🥵. Mas será que é assim mesmo? Bora entender o tal do açúcar.
O açúcar é um termo genérico para alguns dos carboidratos 🥐: glicose, frutose, galactose, lactose, maltose… O mais conhecido é a sacarose 🍧 - aquele pózinho mesmo -, que nada mais é do que uma junção entre glicose e frutose.
Sabe alimentos naturalmente docinhos 🍇, como maçã, uva, beterraba, coco etc.? Então, eles têm um sabor mais adocicado porque são compostos por açúcar 🥥 - assim como muitas das fontes de carboidrato.
O carboidrato é nossa fonte principal de energia ⚡️, já que nosso corpo prioriza o uso da glicose para fazer nosso corpo funcionar - principalmente o nosso cérebro! 🧠 E também é o principal nutriente para quem busca melhora da performance esportiva 🏃♀️ - por isso que uma colher de doce de leite é super recomendada como pré treino 🤤.

Ta, mas então por que todo mundo odeia o açúcar?
Então, o açúcar em excesso está associado, sim, com muitos problemas de saúde 🤧, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes… Mas é bem difícil - senão impossível - você alcançar esse excesso mantendo um estilo de vida saudável 🥗.
Na verdade, o principal problema é com os industrializados 🧁, como refrigerantes, bolos e sorvetes, porque normalmente esses alimentos têm bastante açúcar adicionado 🍨 (ou seja, açúcar que é inserido como ingrediente, para além daquele que já está presente nos alimentos utilizados).
A recomendação da OMS é que você mantenha o consumo de açúcar livre (ou seja, o adicionado) abaixo de 10% das calorias da dieta 🍽️ - o que, para alguém que consome 2000 kcal, por exemplo, equivale a 50g de açúcares.
A barrinha da Bold, por sua vez, tem cerca de 3g de açúcar - o que, a não ser que você coma 10 barrinhas por dia 🫣, é completamente inofensivo.
Então quer dizer que eu tenho que cortar os bolos e outros docinhos que eu como e têm açúcar adicionado 😭? Não, você apenas tem que manter um consumo equilibrado 🧘♀️. Assim você muito provavelmente vai ter uma vida bem saudável - e feliz rs 😁.
Resumindo: A quantidade de açúcar contida na barrinha da Bold não é suficiente para causar nenhum prejuízo para a sua saúde 😅. Desde que consumidos com controle e seguindo seus objetivos, você não precisa se preocupar com o açúcar na sua dieta 🙏🏽.
Espero ter esclarecido sua dúvida <3 E, para você que ainda não participou do bloco, fica de olho no insta da click fit e manda sua pergunta na próxima caixinha!
mais novidades por aí
🍓 Fome de docinho fit? A Berry Bites lançou a versão proteica das suas famosas framboesas cobertas com chocolate;
🏋️♀️ Precisando de lookinhos novos? A Mayuí atualizou a barra de sale nesse sábado.
💪 Lançamento vindo aí… A Nutrata está dando alguns spoilers sobre um lançamento de novos produtos em breve!
make it healthy
Se vocês acompanham o FitTok 🏋️♀️, vocês entraram em contato com a salada de pepino viral do Logan 🥒 - sério, eu já vi uns 15 vídeos. Justamente por isso, trouxe para vocês uma versão um pouco diferente 🤗, mas que deixou a cucumber salad mais completa ainda - e mais a cara da nossa comunidade de ratinhas de endorfina 💪.
Logan’s cucumber salad (versão click fit)
🥒 1 pepino;
🍝 70g de macarrão (peso cru);
🍗 80g de frango (animal ou vegetal);
🫒 1 colher de sopa de azeitonas;
🎌 1 colher de sopa de shoyu;
🧃 1 colher de sopa de vinagre;
🍋 ½ limão;
🧈 1 colher de sopa de creme de ricota light ou creme de castanha de caju;
🧂 1 pitada de sal;
🌻 1 pitada de sementes da sua preferência (indico gergelim ou girassol).
Adiciona todos os ingredientes em um pote, fecha e chacoalha 🔄 - força no braço! Já conta como cardio do dia na minha opinião 💅.
Nessas quantidades a salada fica bem grandona 🥗, então sintam-se livres para mudar. Gente, pior que é boa mesmo, amei pra diversificar um pouco a salada padrão que eu costumo fazer 😍.
Vejo vocês na quinta <3
Stay balanced

Reply