- click fit
- Posts
- e se nada piorar depois dos 50?
e se nada piorar depois dos 50?
futebol feminino, envelhecimento, colágeno, roda da vida fit e muito mais <3
conversation starter
Chegou a hora delas: os esportes femininos estão crescendo 40% mais rápido do que os esportes em geral e a previsão é de que a indústria do esporte feminino cresça mais de 15% até 2028 💪. Mas como nem tudo são flores, apesar das mulheres representarem 40% dos profissionais de esporte globalmente, elas recebem apenas 4% da cobertura de mídia esportiva 🥵.
now trending
second life and healthy aging
Já ouviu aquele conselho: aproveita a energia da juventude para trabalhar, viajar e fazer o que quiser, para descansar quando ficar mais velho? 👩🦳 E se eu te falar que essa visão está mudando? Pois é, com a população global envelhecendo, as previsões são de que até 2050 o número de pessoas acima de 60 anos dobrará para 2,1 bilhões, representando 22% da população mundial 😮.
Além disso, os consumidores maduros são mais saudáveis e vivem mais 🫡. Então, a idade que antes marcava a "meia idade", quando você não teria muito mais energia para nada, marca o início de uma nova fase de vida ativa 🏃♀️, chamada de "second life" (segunda vida).
Segundo a WGSN, o conceito de envelhecimento está mudando. O critério agora são as capacidades individuais 🙆♀️, não a idade, afinal, estar em outro estágio da vida não significa parar de viver. O movimento está redefinindo inclusive os modelos de vida, desafiando o culto à juventude 🤨.
E por que isso interessa? Porque os "second lifers" representam atualmente a faixa etária mais rica do mundo 🌍. Assim, a demanda por produtos e serviços que apoiam o envelhecimento saudável e a longevidade está aumentando 💸, impulsionada também por uma mudança em direção à medicina preventiva, o crescimento da tecnologia da saúde (como telemedicina e monitoramento digital da saúde) e avanços na pesquisa sobre produtos antienvelhecimento 🫧.
Mais de 60% dos consumidores entrevistados na pesquisa da McKinsey & Company de 2024 consideraram "muito" ou "extremamente" importante comprar produtos ou serviços que ajudem no envelhecimento saudável e na longevidade 😮💨. E esses resultados foram semelhantes em todas as faixas etárias, sugerindo que o impulso em direção ao envelhecimento saudável é estimulado tanto pelas gerações mais jovens que buscam soluções preventivas quanto pelas gerações mais velhas que buscam melhorar sua longevidade 🫢.
E - claro -, isso tem um grande impacto no mercado, tanto diretamente com produtos de saúde e bem-estar voltados para o envelhecimento 👵, quanto com abordagens indiretas relacionadas a hábitos que favorecem a longevidade, como sono, condicionamento físico e nutrição 😴.

Blend da Superage; post do Instagram da Happy Aging; suplemento da Activated Nutrients; e imagem ilustrativa do Tally Health.
Podemos notar isso ao analisar a representatividade em marcas do mercado, com produtos direcionados para o público mais velho 📺. A Superage, por exemplo, é uma marca britânica de superfoods com foco no consumidor 50+ que deseja se manter ativo 🏋️♀️. Também temos os lançamentos da Nestlé, como a expansão da linha Nutren Senior, e da Greenpeople, com o suplemento 50+ Senior.
Outros movimentos são o dos produtos direcionados para a menopausa e dos suplementos de beleza e "colagenomania" 💋. Chás, suplementos e produtos reforçados com colágeno estão super em alta, como vimos nas últimas newsletters!
Por fim, temos projetos inteiramente voltados para a longevidade 😷. Exemplo são a startup Tally Health, apoiada por John Legend e Zac Efron, que ajuda as pessoas a adotar hábitos condizentes com um envelhecimento saudável 🥗; e o Happy Aging, da Martha Graeff, voltado para o bem-estar do amadurecimento.
where to find
Não poderia trazer diquinhas melhores para longevidade do que o básico bem feito <3 (que, apesar de básico, não tem nada de fácil!)
let’s talk science
saúde da pele
Como falar de envelhecimento saudável sem falar da característica mais marcante do amadurecimento: a pele 💅. Então vamos entender um pouco mais sobre o envelhecimento da pele e o papel do tal do colágeno?
De maneira resumida, a estrutura da pele jovem é formada, principalmente, por fibras de colágeno, fibroblastos e grande quantidade de água 💦. As fibras de colágeno são constantemente construídas e destruídas pelo nosso organismo 🚜; e com o avanço da idade o processo de destruição supera o de construção, causando um desbalanço e tornando essas fibras mais escassas e fragmentadas 🥵. Isso, associado à diminuição da presença de substâncias que retêm água e aumentam a hidratação (como o ácido hialurônico), causa a perda do tônus e a aparência envelhecida.
Foi por causa disso que surgiu a suplementação de colágeno 🧬 - a ideia de que a ingestão poderia suprir a perda decorrente da idade e conferir benefícios à aparência! 🥰 Mas pera aí, vamos entender o que acontece nesse processo.

As proteínas são moléculas formadas por vários aminoácidos 🧱, sendo que a combinação deles é o que define o seu tipo (ex. whey protein, colágeno, queratina, hemoglobina…). Quando digeridas, as proteínas são quebradas para conseguirmos absorvê-las; e esses aminoácidos são usados para formar moléculas de acordo com a necessidade do organismo 📊. Ou seja, quando você ingere colágeno, ele é quebrado em aminoácidos e não necessariamente forma um colágeno no corpo - mas sim a proteína que precisarmos no momento 🫠.
Com o avanço da ciência, percebemos que alguns peptídeos podem ser absorvidos sem que haja quebra, e existem alguns estudos que associam o consumo de colágeno a benefícios à pele 🧐. Entretanto, a descoberta do uso de peptídeos pelo organismo é bem nova e os estudos com colágeno são, na maioria das vezes, de baixa qualidade, tem problemas na metodologia e/ou são financiados pelas empresas que vendem tais suplementos 💰.
Por isso, não podemos afirmar que a suplementação de colágeno resulta na melhora da estética da pele 😪. Mas calma. Existem fatores nutricionais com comprovação para esses fins: ingestão de água e proteínas nas quantidades adequadas 🥦 (além de outros bons hábitos e procedimentos dermatológicos).
tip of the week
um treino, uma playlist
Quem não gosta de uma playlist nova para dar aquele grau no treino? 💪 Então eu trouxe algumas das minhas preferidas pra vocês - para (quase) todos os gostos! 🎶
🎧 Leg day (eletrofunk): FUNK COM ELETRÔNICA 😈
🎷 Superiores (trap brasileiro): the best of 🇧🇷 trap
🥁 Corridinha (2010 kids nostalgia): 2010-2014 PARTY POP
🎤 Luta (trap gringo): TRAP GRINGO 🥶🔥🥶
👸 Cardio (2000 gold): Infância no governo 🐙
🪇 Bikezinha no finde (pagodin): pagode praia e piscina
🪕 Alongamento (mpb): brazil vibes 🪴🇧🇷
Tem alguma playlist para indicar? Eu vou amar ter novas músicas para ouvir e compartilhar!! Me manda no insta da click fit (ou em qualquer outro lugar).
desabafo fit
Stay balanced. 🧘♀️ Mas como?
Falamos muito por aqui sobre manter uma vida equilibrada ⚖️, mas às vezes nem eu mesma sei como fazer isso. Acabo dando muita energia para uma coisa e o resto acaba desandando 🫣. Vocês também se sentem tentando equilibrar todos os pratos de vez em quando?
Bom, mas hoje vim trazer uma ferramenta sobre a qual eu li esses dias e achei incrível 🤩. A proposta é a seguinte: como tentar equilibrar os aspectos da vida, sem antes descobrir onde está faltando e onde está sobrando? 🧐 É para isso que serve a Roda da Vida. Você dá notas para as categorias e tem uma visão mais clara de onde investir mais ou menos ✍️.
(Imagem: Dose de Energia).
Mas eu decidi mudar ela um pouquinho: a Roda da Vida Fit 🧘♀️. Dividi ela em três grandes categorias: alimentação, treino e hábitos complementares. A ideia é identificar o quão balanceada está sua vida fit e onde dá pra melhorar ou dar uma soltada 🥳. Quanto mais para fora, mais alta a nota, e vice-versa.
(Imagem: click fit).
Por exemplo, olha como ficou a minha: na alimentação 🥗, a gente avalia o planejamento, o quão aberto está o paladar para sabores, frutas, verduras e outros alimentos, a ingestão de água, o prazer na alimentação (sem culpa) e a autonomia em relação à dieta. No treino 💪, a gente vê se está evoluindo, conseguindo se recuperar, tendo disciplina na medida do possível e a satisfação com o esporte (se está te fazendo feliz, se está gostando do que faz). Por fim, também olhamos para os hábitos complementares 🗣️, como sono e rotina, e o quanto sua vida fit está tomando de outras esferas da vida, como a social e outros hobbies - afinal, a gente não quer ser resumida ao fitness, né?
(Imagem: click fit).
Espero muito que isso ajude vocês assim como me ajudou! Usem sem moderação <3.
Enfim, esse é o meu desabafo fit, mas me conta: qual é o seu? Nesse link você vai encontrar um espaço para colocar tudo pra fora - e quem sabe não inspira um tema pra próxima edição?
Se cuidem e até semana que vem <3
Stay balanced

Reply